Quem Somos | Sobre a Obesidade

A obesidade se caracteriza por um excesso de gordura corporal. Está entre as condições médicas de mais fácil diagnóstico, entretanto é uma das de mais difícil tratamento.

Em pesquisa realizada pela SBCBM em 2007, verificou-se que 14% das mulheres e 11% dos homens no Brasil são obesos. Destes, 4% das mulheres e 2% dos homens já apresentam obesidade mórbida (severa). Também se constatou que 50% da população acima dos 18 anos tem sobrepeso. Estes dados são alarmantes, uma vez que a obesidade e o sobrepeso favorecem o aparecimento de doenças como hipertensão arterial, problemas articulares, diabetes tipo 2, entre outras.

As causas da obesidade podem ser variadas podendo ser por uma ingestão alimentar inadequada, inatividade física, causas genéticas ou obesidade secundária provocada por alterações neuroendócrinas.

O que se sabe é que ocorre um acúmulo de energia, ou seja, há um distúrbio no balanço energético, entre a energia ingerida e a energia gasta, sendo isto provocado por um ou mais dos fatores citados, levando assim ao acúmulo de gordura no tecido adiposo, obesidade.