Pré e Pós-Operatório | Nutrição

  • Pré-Operatório
  • Pós-Operatório

GECOM - Nutrição - Pré-OperatórioAs consultas pré-operatórias englobam a avaliação nutricional do paciente, orientações e esclarecimentos quanto à necessidade de alterações de hábitos alimentares imediatos e tardios.

Parâmetros bioquímicos também devem ser considerados e alguns exames serão solicitados para verificar a presença de outras comorbidades que podem estar associadas à obesidade como: glicemia, colesterol, HDL, LDL, triglicerídeo e hemograma.

O exame físico deverá ser realizado e utilizado para o acompanhamento durante a perda de peso, pois algumas enfermidades apresentam sinais e sintomas semelhantes aos apresentados na desnutrição.

GECOM - Nutrição - Pós-OperatórioComo a capacidade gástrica está reduzida na gastroplastia com derivação em Y-DE-ROUX , em torno de 30ml, as dietas hipocaloricas são rotinas, por isto o acompanhamento nutricional é essencial.

O pós-operatório imediato que compreende as primeiras semanas caracteriza-se por uma fase de adaptação. Sua alimentação é liquida e constituída de pequenos volumes tendo como principal objetivo o repouso gástrico, a adaptação e a hidratação.

Os alimentos sugeridos para esta primeira fase são água, água de coco, chás claros e sucos não ácidos, caldos de carne de gado, ave e verduras. Na segunda e terceira semana segue-se a alimentação liquida completa. Após vinte dias de cirurgia a alimentação vai evoluindo de liquida para pastosa com a introdução de papinhas e carne moída.

A evolução da dieta deve ser acompanhada cuidadosamente para evitar desconforto digestivo como: dor, náuseas e vômitos. O tempo de duração desta fase fica em torno de trinta dias.

Após esta fase a alimentação vai evoluindo gradativamente para consistência cada vez mais próxima do ideal, entretanto o cuidado com a escolha dos alimentos deve continuar, pois a quantidade ingerida diariamente continua pequena, e dependerá do reaprendizado da mastigação e da deglutição lenta o seu sucesso.

As consultas periódicas fazem-se necessárias para o acompanhamento da evolução da perda de peso e para a identificação de carências nutricionais.