Pré e Pós-Operatório | Fonoaudiologia

  • Pré-Operatório
  • Pós-Operatório

Assim como a fala e o caminhar, a mastigação também é uma função aprendida, porém, realizada de forma totalmente automática.

Em se tratando de Cirurgia Bariátrica, o paciente passará por uma mudança muito brusca na sua alimentação logo após a intervenção cirúrgica.

Dessa forma, ele é avaliado e orientado quanto aos aspectos relacionados à mastigação, sucção e deglutição. Assim sendo, a Fonoaudiologia pode colaborar auxiliando para que este processo de modificação alimentar possa transcorrer de forma tranqüila e eficaz.

Os alimentos apresentam-se nas consistências de líquido, pastoso e sólido e, conseqüentemente, ingeridos de forma diferente. A partir do conhecimento do modo de ingestão de cada consistência e da conscientização durante a alimentação é que poderemos obter resultados com sucessos na nova modalidade de vida do paciente operado, favorecendo uma futura ingesta de qualquer alimento em qualquer evento social.

Tendo em vista a facilitação do retorno a alimentação, a Fonoaudiologia e Nutrição buscam, de forma interdisciplinar, orientar os pacientes quanto à introdução dos alimentos: líquidos, pastosos e sólidos.

Após um período de repouso gástrico, em que são ingeridos apenas líquidos, os pacientes recebem atendimento em grupo para trocas de dietas e evolução alimentar com o objetivo de minimizar as dificuldades na introdução da dieta sólida e ingestão de carnes.