Pré e Pós-Operatório | Anestesia

  • Pré-Operatório
  • Pós-Operatório

GECOM - Anestesia - Pré-OperatórioQuando o paciente é considerado apto, do ponto de vista clínico e emocional, a realizar a cirurgia, ele então é encaminhado para avaliação pré-anestésica com o anestesiologista. A avaliação será feita em consulta ambulatorial. Esta avaliação visa o conhecimento, por parte da equipe de anestesia, das condições do paciente que será submetido à cirurgia bariátrica, tendo em vista que na maioria das vezes os pacientes obesos apresentam doenças associadas como diabetes, hipertensão, apnéia do sono, asma, entre outras. Também é importante para ter conhecimento das dificuldades técnicas e necessidades especiais de cada paciente.

A anestesia para esta cirurgia, assim como para todos os outros tipos de cirurgia é realizada por um médico especialista em anestesiologia. Este médico permanecerá ao lado do paciente durante toda a cirurgia, sendo responsável pela administração dos anestésicos e pelo controle dos seus sinais vitais.

Para a realização desta cirurgia é feita anestesia geral, em que o paciente fica inconsciente durante todo o procedimento, só despertando quando a cirurgia termina, quando a seguir é encaminhado para a recuperação.

GECOM - Anestesia - Pós-OperatórioA equipe de anestesistas tem importante função na avaliação pós-operatória do paciente bariátrico, quando o mesmo encontra-se na sala de recuperação.

A alta da sala de recuperação para o quarto hospitalar é função exclusiva do anestesista. Nesta ocasião, a analgesia pós-operatória é revisada e ajustada caso a caso, dependendo da necessidade de cada paciente.