Balão Intragástrico |Indicação

GECOM - Balão Intragástrico

Gecom - Balão IntragástricoAs principais indicações são em pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m² e naqueles com IMC acima de 5kg/m², com o objetivo de emagrecer antes da cirurgia.

A colocação do balão é feita por endoscopia, realizada a nível ambulatorial.

Não há necessidade de internação hospitalar. Após procedimento há um período de recuperação (2 a 3 horas) e o paciente poderá ir para casa.

O balão é de silicone, preenchido com 500 a 700ml de solução líquida e permanece no interior do estômago por um período de 5 a 6 meses, quando então é retirado, também por endoscopia. A presença do balão intragástrico causa uma sensação de saciedade precoce, que irá auxiliar no emagrecimento.

Gecom - Balão Intragástrico Gecom - Balão Intragástrico Gecom - Balão Intragástrico Gecom - Balão Intragástrico

Gecom - Balão IntragástricoGecom - Balão IntragástricoDurante a permanência do balão os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar (cirurgião, endocrinologista, nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga), que auxiliarão no processo de emagrecimento através de orientações para uma reeducação alimentar.

Nos primeiros dias após a colocação do balão o paciente pode apresentar náuseas e vômitos intensos, obrigando à internação hospitalar para melhora. Em casos em que não houver melhora, poderá ser necessário a retirada do balão.